Saiba o que é a Reflexologia e como ela pode aliviar o seu estresse.

Massagem

Saiba o que é a Reflexologia e como ela pode aliviar o seu estresse.

A reflexologia é uma técnica que trabalha habilidades manuais e terapêuticas promovendo benefícios do ponto de vista fisiológico e neurológico. A aplicação da reflexologia se dá por técnicas específicas de pressão principalmente nos pés, mãos e orelhas. A sensação é relaxante e eficaz no alívio do estresse e da ansiedade, mas, muito além disso, os resultados a longo prazo podem te surpreender.

Reflexologia Podal

A reflexologia podal é um protocolo de técnicas manuais aplicado em pontos específicos localizados nos pés. Essas técnicas estimulam vias neurais complexas que interligam os pontos do organismo para promover um funcionamento otimizado de todos os sistemas do corpo.

A reflexologia pode também promover o reequilíbrio do fluxo energético que acaba aliviando dores, cansaço e sobrecargas físicas. Para isso, o profissional irá estimular regiões nos pés que conectam com o sistema nervoso para liberar energia bloqueada e permitir que o corpo trabalhe em sintonia e perfeito funcionamento.

E como surgiu essa técnica?

Há indícios de que as pessoas já aplicavam terapia manual nos pés há cinco mil anos na Antiga Índia.

Em 1917, o Dr. William Fitzgerald, cirurgião otorrinolaringologista, criou um sistema de trabalho-reflexo chamado Terapia Zonal. Com base na descoberta de que a pressão exercida em uma área específica do corpo resultava em um efeito anestésico em outro local, ele mapeou um padrão de zonas longitudinais do corpo e os locais onde elas produziam efeitos.

O Dr. Fitzgerald usava pontos de pressão na língua, palato e parte posterior da parede da faringe para aliviar a dor e descobriu que, na maioria dos casos, a aplicação de pressão nessas zonas aliviava também a causa subjacente.

Shelby Riley, doutora em medicina identificou outras zonas horizontais nas mãos e nos pés. Na década de 1930, a fisioterapeuta Eunice Ingham aperfeiçoou o sistema vigente de reflexologia podal. Ela observou que a congestão e tensão em determinados pontos do pé, chamados de pontos-reflexo, correspondiam à congestão e tensão em determinadas áreas do corpo. Ingham reuniu todos os seus achados no Método Ingham de Reflexologia, usado para estimular a função nervosa e o suprimento sanguíneo e, consequentemente, para melhorar os processos corporais e aliviar a tensão.

Reflexologia Podal

A teoria por trás da reflexologia conta que existem áreas que correspondem a órgãos e sistemas do corpo. Os mapas e cartazes de reflexologia, amplamente disponíveis, identificam áreas e pontos- reflexo específicos nas mãos e nos pés, bem como as partes do corpo que eles afetam.

Indicações e contraindicações da Reflexologia

Indicações

* Infecção aguda;

* Cortes;

* Equimoses;

* Entorses;

* Distensões;

* Fratura;

* Cirurgias recentes;

* Varizes expostas;

* Câncer.

Contraindicações relativas:

* Diabetes;

* Epilepsia;

* Problemas cardíacos;

* Gravidez.

Feita por mãos sensíveis e treinadas, a pressão da ponta dos dedos sobre os pontos-reflexo pode aliviar o estresse, a dor e a tensão muscular; além de restaurar e manter a homeostase e promover a cura. Ainda que as técnicas de reflexologia possam ser aplicadas às mãos, orelhas ou pés, a reflexologia podal é a mais comum.

E você, já teve essa experiência? Conte pra gente quais benefícios sentiu no funcionamento do seu corpo.

C’Alma

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Endereço:

Rua Fernandes Tourinho 999 Sala 709

Lourdes – Belo Horizonte – Minas Gerais

Cep: 30112-003

 

Telefone:

(31) 98232 – 2297